Título da Redação: O grisalho da população brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


A expectativa de vida durante vários séculos do mundo ocidental não ultrapassava os 40 ou 50 anos, isso é reflexo das característica socioestruturais das sociedades. Atualmente, em países emergentes como o Brasil, a terceira idade alcança faixa etária inimaginável há séculos atrás e que hoje, devido as condições, sobretudo de infraestrutura e informação, permitem mulheres atingirem 85 anos. Contudo, este grupo etário ainda sofre limitações na sociedade.
Sabe-se que o saneamento básico em aglomerados urbanos diminuiu, de forma significativa, a proliferação de doença. Além disso, o acesso à informação sobre higiene também contribuiu com a redução de contaminação. Com este cenário, a expectativa de vida foi crescendo conforme a sociedade progredia. Porém, a crescente porcentagem de idosos na população não se limita a expectativa de vida, ela está relacionada com a baixa taxa de natalidade, diminuindo gradativamente o número de jovens e aumentando, consequentemente, a proporção de idosos.
O Brasil ainda vive uma janela demográfica, em que a taxa de dependentes (idosos e crianças) é menor que a população economicamente ativa. Contudo, este cenário está se revertendo a medida que a população envelhece e a taxa de natalidade não cresce. Com o maior ingresso das mulheres no mercado de trabalho diminuiu a taxa de natalidade, pois alegam não terem tempo ou condição de cuidar dos futuros filhos. Dessa forma, um grande problema está, aos poucos, se formando, uma vez que haverá um numero insuficiente de trabalhadores para sustentar a população idosa, afetando a previdência deste.
Além de fatores demográficos, a terceira idade passa por problemas sociais, que incluem principalmente o desrespeito do jovem para com o idoso. Por mais que seja lei, o usufruto gratuito do transporte público pelo idoso, por exemplo, ainda há é impedido por parte de empresas e motoristas de concretizar essa lei. Outros fatores como a prioridade são cada vez mais descumpridos tanto em filas de bando, postos de saúde, dentro dos transportes públicos. A noção de respeito ao idoso está se perdendo ao meio de tanto individualismo social.
Diante disso, medidas são necessárias para que esse grupo etário que cresce tenha uma boa condição quanto dependente. Providências como aumento da contribuição estendo a idade para mais cindo a sete anos, já que esta parte da população ainda tem condições de contribuir devido seu caráter ativo; medida como o incentivo da fertilidade com criação de projetos em que um grupo de idosos, apoiado ao governo, acolham crianças em horário de trabalho dos responsáveis; como também monitoramento nos transportes, por meio de câmeras, para punir agentes que estejam impedindo idosos de usufruir de seus direitos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018