Título da Redação: O início da caminhada

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Flavia Fasolo


O início da caminhada
Pode-se afirmar que futuramente o Brasil irá ser torna uma país com uma população predominantemente idosa. Ademais, há estimativas que comprovam que daqui cerca de 20 anos a participação longeva estará superior à de jovens. Nesse contexto, evidencia-se que isso é resultado da brusca diminuição da taxa de natalidade presente no país nos últimos anos.
A princípio, é preciso perceber que grande parte da população idosa depende de aposentadorias, o que é um sério risco no que concerne a população economicamente ativa brasileira. Em razão de que, a maioria da população mais velha opta pela tranquilidade da aposentadoria em detrimento de toda sua experiência profissional, o que certamente prejudicará a nação brasileira.
Além disso, deve-se considerar que haverá um considerável aumento no número de doenças atreladas à idade. Em contrapartida, consequentemente também haverá uma minimização de profissionais não só na área de saúde, como nas demais. Em razão de que a maioria da população (representada pelos idosos) decide desfrutar dos confortos de suas aposentadorias. Em um panorama como esse, repleto de variáveis, é fundamental agir para reduzir tais efeitos.
De fato, diante do caráter de urgência, o poder público deve agir com velocidade. Apesar da necessidade de resultados imediatos a melhora não deve se limitar a paliativos. Assim sendo, é preciso investir na verdadeira transformação. Nesse contexto, o trabalho do governo pode ser complementado pela mídia a partir da produção de ficções engajadas, ou seja, filmes e novelas que abordem o tema de forma a mobilizar a sociedade.
Torna-se evidente, portanto, que o caminho parece ser uma difícil -mas não utópica- revisão de valores, possível a partir de pequenas mudanças educacionais. Inquestionavelmente, se as escolas ampliassem seu foco para além de questões conteudistas e se preocupassem com a qualidade de vida da futura população, é possível imaginar um país livre de risco atrelados ao envelhecimento populacional. O caminho já é conhecido, basta dar os primeiros passos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018