Título da Redação: O Jovem de hoje, é o Idoso de amanhã.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


O envelhecimento populacional é mais comum nos países ricos, porém, o Brasil começa a se aproximar dessa estrutura e, com isso, diversos fatores poderão acarretar problemas não só na população, mas também na economia e questões sociais do país. Além disso, os idosos ainda são vistos como um peso para a sociedade.
A medicina é grande contribuinte para o envelhecimento populacional, pois com ela, houve o aumento da qualidade de vida, fazendo com que a população idosa tivesse uma expectativa de vida maior, passando de 55 anos para 75, segundo a ONU. Um dos grandes impasses, é o numero de aposentados, dado que, com uma população mais velha há mais gastos públicos, como por exemplo, na saúde publica, uma vez que eles necessitam mais de cuidados médicos.
Uma pesquisa feita pelo IBGE, mostrou que o crescimento da população jovem vem diminuindo no Brasil, enquanto a de idosos vem aumentando; em 2000 havia para cada 100 jovens, 19,7 idosos, e essa busca estima que em 2050 já atinja um total de 172,7 idosos. Com isso, haverá um rombo na economia nacional, pois terão mais beneficiários recebendo aposentadoria e menos mão de obra, diminuindo a produtividade dos mercados e o crescimento da economia. Ainda, as pessoas em meia idade, sofrem muito com o desrespeito e falta de atendimentos privilegiados. Por exemplo, nos ônibus pessoas mais novas sentam em bancos reservados a idosos, e ninguém se importa.
E suma, o Brasil tem que focar nos jovens e nos idosos, uma vez que, há um ciclo entre eles. O Governo deve investir em mais infraestrutura destinada à terceira idade, oferecendo melhores condições de saúde, lazer e esporte. Além de investir na educação, para que mais pessoas entrem no mercado de trabalho, havendo equilíbrio na população. A mídia como formadora de opinião deve incentivar na inclusão dos idosos na sociedade, para que não sejam mais vistos como incomodo, porque como já dizia Martin Luther King, “Toda hora é hora de fazer o que é certo.”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018