Título da Redação: O jovem de hoje será o idoso de amanhã

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por João II


É cada vez maior a porcentagem de idosos na população brasileira. Ignorados, muitas vezes, por serem minoria, esse grupo vem ganhando força e volume diante das desigualdades presentes. A antiga força impulsionadora de uma nação não tem a mesma intensidade de antigamente, mas como uma peça que foi ao tempo aperfeiçoada, hoje pode se tornar um molde para as próximas a serem produzidas.
O jovem de hoje será o idoso de amanhã. Há uma visão pejorativa do idoso associado a impotência, que é derivado do modelo estrutural contemporâneo. Um indivíduo cansado que assiste seus programas diariamente e ocasionalmente joga dama na praça com os amigos. Essa visão decorrente do esteriótipo de vida: nascer, estudar, trabalhar, descançar e morrer. Transformando o homem em um mero produto descartável.
Com a Revolução Industrial, o homem deixou de ser humano para tornar-se parte do maquinário. Ao longo do tempo, as condições de vida tiveram melhora. mas a mentalidade ainda continuava com resquícios daquela época. Em contrapartida, hodiernamente, com o aumento da espectativa de vida, o idoso se mostra mais interessado em novos desafios, explorando novos tipos de profissões, esportes e hobbies.
A qualidade de vida encontra nos idosos uma nova oportunidade de estar presente. Academias de ginástica vêm se preparando para atender a demanda desse grupo que cresce cada vez mais, procurando uma vida mais ativa e saudável. Os que se dizem não ter oportunidades para ensinar estão enganados, como fez a escola de inglês em São Paulo, onde crianças têm a oportunidade de aprender a língua nativa dos idosos de uma casa de repouso em Chicago (EUA), além de ensinar e aprender, podem criar uma grande amizade.
Fica nítido, portanto, que o esteriótipo de velhice vem mudando junto com a qualidade de vida e o trabalho do idoso na atualidade. Ao unir experiência de vida com o ensino, podem disseminar o conhecimento adquirido após anos de trabalho. Cabe a sociedade e ao governo, projetos que visem o trabalho, esporte e lazer do idoso junto com indivíduos de outras idades. Projetos como a confecção de livros, em que jovens ensinam o manuseio do computador, enquanto idosos reproduzem histórias de seu tempo, promovendo a educação e o lazer em conjunto. Diminuindo a exclusão do idoso, figura tão importante no cenário de qualquer nação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018