Título da Redação: O menosprezo que idosos recebem

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por carol fernandes


Em consequência da diminuição da taxa de natalidade e de mortalidade sendo a segunda favorecida principalmente pelos avanços na medicina e na ciência, a população idosa vem exacerbando cada vez mais o cenário populacional brasileiro. Entretanto, os cuidados com essa parcela da sociedade não estão sendo eficazes para que essa receba qualidade de vida e tratamentos adequados.
De acordo com projeções das Nações Unidas, uma a cada 9 pessoas tem uma idade equivalente ou superior a 60 anos, e isso tende aumentar com o passar dos anos para uma em cada 5. Com base nisso, fica evidente que idosos lutarão para ter uma elevada expectativa de vida por meio de maior assistência médica em hospitais, clínicas fisioterapêuticas e principalmente cooperações socias que hoje são precários.
No entanto, percebe-se que o Brasil ainda não possui condições suficientes para solucionar qualidade de vida essa população. É visto no cotidiano, descasos que esses recebem em filas de banco, faixas de pedestres e até mesmo em hospitais que normalmente em caso de urgência não são atendidos com eficiência, sendo muitas vezes menosprezados. Em razão da idade, frequentemente médicos optam por atender pessoas mais jovens sendo essas mais fáceis de serem curadas devido melhores condições de saúde e física.
Portanto, fica claro que o sistema que o Brasil oferece à população idosa é insuficiente. Por isso, é preciso de realizações governamentais para melhorar a assistência social. Cabe ser criado hospitais e clínicas concentradas por todas as regiões do país destinados exclusivamente para a população idosa. Além disso, é necessário que o governo pune pessoas que desfavorecem e desrespeitem os direitos das pessoas idosas. Também, cabe ser realizado palestras incentivando o público jovem brasileiro a criar projetos para valorização dos direitos e respeitos que os idosos precisam para melhor qualidade de vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018