Título da Redação: O novo idoso

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Fábio Bittencourt


A sociedade capitalista atual é embasada na produtividade da sua população o economicamente ativa, e historicamente a esses sempre foram mais numerosos do que a parcela de jovem e de idosos. Entretanto, nota-se, que o número de idosos cresceu em todo o mundo durante a segunda metade do século XX, e que esse fenômeno vem ocorrendo também no Brasil no início do século XXI. Esse aumento foi causado devido uma revolução científica relacionada a saúde humana, e pode gerar o questionamento: o atual idoso brasileiro deve ser comparado ao do século passado?
Notoriamente, o avanço da medicina fez a expectativa de vida aumentar no Brasil, gerando uma pirâmide etária de base e centro estreito, e com o topo mais largo. Porém, continuar comparando esses novos idosos a pessoas incapazes e sem função social, é manter a negligenciação do fato que esses ainda podem contribuir de diversas formas. Além disso, a população mais idosa atual gosta de se manter ativa e pretendem sempre contribuir de alguma forma com a sociedade.
Atualmente é possível listar diversos casos de idosos que ainda trabalham ou mesmo que praticam esportes de alto rendimento. A manutenção dessas atividades, em muitos casos, provoca um aumento no nível de qualidade de vida dessas pessoas, provando assim que deve-se ter cautela ao comparar o idoso atual ao do século passado.
Torna-se evidente, portanto, que o novo idoso deve ser considerado como parte integrante e funcional da sociedade brasileira, devido a sua grande capacidade de contribuição econômica e cultural. É preciso que a sociedade, em todos os seus setores, busque mecanismos para permitir que negligenciação desses fatos acabe, afim de promover uma maior inclusão dos idosos no Brasil. Além disso, como uma estratégia para essa inclusão, o governo pode criar campanhas publicitárias para estimular a participação dos idosos na engrenagem socioeconômica brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018