Título da Redação: O respeito aos idosos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas da desvalorização que os idosos têm enfrentado. É de fundamental importância o respeito para com eles.
Os maus-tratos, a violência, o desrespeito com um ancião parece estar enraizado na cultura brasileira; e na maioria das vezes não dão o valor merecido.
Nos tempos antigos, ter "cabelos brancos" era sinal de sabedoria, todos demonstravam interesse em aprender com eles. Entretanto, infelizmente isso mudou com o passar dos anos.
Para amenizar um pouco o sofrimento da chamada terceira idade, o governo criou leis que os protegem. O Estatuto do Idoso por exemplo, garante os direitos assegurados às pessoas com igual ou superior a 60 anos. É prevista pena, para quem humilhar, desdenhar, menosprezar ou discriminar a pessoa idosa por qualquer motivo.
Contudo, é preciso colocar essa lei em prática, o governo deve ser mais severo nas punições, uma geração deve ensinar a outro que o respeito ao próximo é essencial; porém a base para a mudança na população brasileira está na educação. Aprender desde criança que ter "cabelos brancos" não significa ser velho, e sim que eles têm experiência e sabedoria adquirida pela vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018