Título da Redação: O respeito é essencial

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 2 anos por Luiz Guilherme


Na Roma Antiga, os idosos, em geral, eram muito respeitados, pois apenas eles participavam do senado, o mais alto conselho do Estado. Contudo, no contexto do século XXI, eles perderam parte desse respeito por parte da população que não se coloca no lugar deles, além de ser mal-educada. Tendo em vista esse descaso, foi criado o Estatuto do Idoso em que nele está contido todos os seus direitos e deveres, mas nem todos tem o conhecimento disso.
Apesar de todos os estudos biológicos feitos para afirmar que o idoso é uma pessoa mais carente e precisa de cuidados, pois estão no fim da vida, uma parte da população não é educada para saber como deve ser feito os cuidados e o modo de como se deve enxergá-los com o total respeito devido, além do mais, a OMS comprovou essa tese em 2016 informando que 60% da população mundial considera que o idoso é maltratado. Portanto, medidas educacionais são necessárias para evitar esse descaso para com essa parcela da população que necessitada de respeito.
Outro aspecto que interfere na temática da ética em relação à população senil é a falta de conhecimento dos seus diretos, porque segundo o Estatuto do Idoso promulgado pelo ex-presidente Lula, a família, a sociedade civil e o Poder Público têm total direito a dar acessibilidade e defesa em todos os aspectos aos idosos, logo qualquer falta de respeito feito para com essa população, deve ser denunciado ao Judiciário para ser tomado as devidas providências. Logo, o conhecimento sobre esses direitos por parte da sociedade, principalmente os idosos, é substancial para acabar com a persistência desse problema.
Dessa maneira, medidas são necessárias para combater a falta de respeito para com o idoso e acabar com a persistência desse descaso que é a má educação. Logo, faz-se necessário que o Ministério da Educação faça palestras e debates nas escolas e ONGs com o objetivo de educar a sociedade civil para ter respeito com os idosos, ademais todos passarão por essa fase e o respeito nela é fundamental para uma boa construção social. Ademais, é imprescindível que o Governo Federal promova parcerias nas universidades para que os estudantes da área da computação desenvolvam aplicativos educativos, em que os direitos e deveres do Estatuto do Idoso seja explicado de modo prático, assim o Governo, juntamente com a mídia televisiva, poderia divulgar esse trabalho, tendo em vista um maior acesso à informação para assim todos conhecerem e respeitarem a população senil.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018