Título da Redação: Onde anda o respeito?

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Geraldo Dos Santos


O Estatuto do Idoso prevê, integralmente, os direitos dos idosos na sociedade brasileira. Com o aumento da expectativa de vida, o respeito a essa lei torna-se de suma importância para a vida dos mesmos. No entanto, eles acabam sendo descriminalizados pela sua velhice, fato esse que os prejudica, evitando com que participem adequadamente da vida em sociedade.
Em pleno século XXI, o mundo está imerso em sua fase mais capitalista, em que individualismo e produtividade imperam na escolha de um trabalhador. Os idosos, por supostamente não apresentarem o mesmo vigor que tinham em suas juventudes, são marginalizados na luta dentro do mercado de trabalho.
Ao contrário do que ocorre no Ocidente, nos países orientais, por exemplo, os anciões são símbolos de sabedoria e respeito, sendo considerados de extrema importância dentro da sociedade. Caso os brasileiros tivessem esses mesmos princípios, possivelmente, o descaso aos mais velhos decresceria de forma exponencial.
Portanto, ocorre a necessidade de políticas públicas capazes de reintegrar o idoso às vidas sociais e profissionais. Além disso, a família, auxiliando na inserção social se faz necessário. Assim, idosos em gerações futuras terão melhores chances de vida e serão tratados de forma igual ao restante da sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018