Título da Redação: Os contras da vitalidade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Diego Carlos


No início do século, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, tínhamos como idade regular de aposentadoria 53 anos para homens e 48 anos para mulheres. O ideal de todo trabalhador é que após alguns anos de rotina massiva e cansaço possa haver um certo período de relaxamento durante a terceira idade. Ainda que poucos anos tenham passado desde então, as regras quanto à contribuição à previdência foram modificadas consideravelmente, colocando o alcance deste ideal cada vez mais distante da população economicamente ativa.
O que os jovens de hoje possuem para o futuro é um crescimento da idade mínima de aposentadoria, para que esta acompanhe o crescimento ocorrente da expectativa de longevidade. O Brasil sofre atualmente com um grande rombo na previdência social, o que tendencialmente se agravaria em 40 anos, quando, segundo pesquisas do IBGE, a população de idosos – em grande maioria dependentes do valor da aposentadoria- será maior do que a de jovens de até 29 anos.
O cálculo atual da idade regular de aposentadoria hoje se dá pela soma de idade e anos de contribuição, que deverá resultar em 85 anos para mulheres e 95 anos para os homens. Alguns dos problemas desse novo cálculo são o fato do jovem, ingressante cada vez mais tardio do mercado de trabalho, necessitar trabalhar até possui idade avançada para completar os 30 anos, para mulheres, ou 35 anos, para os homens, de contribuição. Sendo que, poucos estabelecimentos e empresas abrigam vagas de emprego destinadas aos idosos.
É preciso acompanhar os desafios contemporâneos decorrentes do envelhecimento da população nacional. Amplas medidas podem ser tomadas para que a vitalidade não venha a parecer um problema ou desvantagem na sociedade. A modificação das regras de aposentadoria na legislação, quanto aos números mínimos etários para que este benefício social possa ser aproveitado e quanto à arrecadação da contribuição, é um fator de extrema importância para que haja o equilíbrio entre os direitos sociais e o saldo governamental. Investimentos que proporcionem a real qualidade de vida dos idosos devem incluir a oportunidade tanto de ter uma vida tranquila após longos anos de trabalho.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018