Título da Redação: Os desafios da Terceira Idade e a questão cultural

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Clementine


No antigo Oriente, o filósofo Confúcio apregoava que não apenas os familiares, mas toda a sociedade tem como dever respeitar o indivíduo mais idoso. Partindo de uma realidade empírica da efetividade prática, a questão do tratamento à Terceira Idade esbarra em um singelo paradigma: a cultura como fator essencial e o individualismo dos mais jovens na exclusão social dos idosos.
Essa mesma disposição transgressiva é passível de uma análise cultural. A exemplo de países como Japão e China, onde a tradição de glorificação e reverenciação aos mais experientes é estritamente seguida: os anciões são seres "evoluídos" e vividos, logo, mais sábios. De tal forma, eles devem receber ótimos cuidados, proteção e ter atuação ativa em decisões importantes de seus grupos sociais. Percebe-se, então, que essa tradição -derivada de ensinamentos milenares- consiste em uma inserção de valores logo nos primeiros anos da educação infantil.
Em contrapartida, a cultura ocidental, mais precisamente brasileira, implica ao idoso uma certa inutilidade social. Isso se deve às notáveis limitações físicas ou psicológicas frequentemente apresentadas por estes. No entanto, essas fragilidades deveriam ressaltar a necessidade de cuidado e assistência. Ainda que o Estado Brasileiro consiga oferecer o apoio econômico necessário, através de Previdência social e assistências diversas, ainda há muito a se fazer para garantir o bem-estar dos mais velhos.
Sabendo disso, qual seria a estratégia sócio-política que o Estado promoveria a fim de prover melhores condições de vida aos idosos? Além de garantir direitos como aposentadoria e privilégios em situações corriqueiras -assentos em transporte público e filas preferenciais-, medidas mais precisas, como formação de mais agentes de saúde especializados e cuidadores para casas de repouso ou asilos, devem ser tomadas. Ademais, torna-se imprescindível inserir, desde a educação básica, a convivência com idosos e a prestação de ajuda à estes. Apenas dessa forma, será possível deixar a vida na terceira idade mais digna

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018