Título da Redação: Os desafios de garantir uma vida plena

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Brenda Belo


Recentes pesquisas feitas pelo IBGE vêm comprovando algo já sentido no dia a dia dos brasileiros. A inversão da pirâmide etária, fenômeno em que uma nação apresenta redução significativa do número de jovens e aumento da população de idosos, mostra-se uma realidade no país verde e amarelo. Promover uma melhor qualidade de vida a seus cidadãos torna-se um novo desafio que, entretanto, está longe de ser superado.
O primeiro obstáculo é a garantia de acesso à saúde de qualidade a toda a população. É fácil notar que o maior número de indivíduos que alcança as mais avançadas idades pertence às classes mais abastadas. Isso ocorre graças aos melhores serviços oferecidos pelo sistema particular de saúde em comparação com o público, que, muitas vezes, não oferece os recursos básicos para o tratamento de doenças simples.
Outro problema a enfrentar é a questão da previdência social. Com crescente número de aposentados e redução da taxa de natalidade, os próximos anos apontam para um déficit no INSS já que haverá poucos contribuintes (pessoas que estão ativas no mercado de trabalho) para muitos beneficiados (aposentados).
Além disso, a idade para aposentadoria mostra-se danosa à saúde em muitos casos. Por se dar em torno dos 65 anos, o indivíduo ainda apresenta, em média, 20 anos de vida, os quais são dedicados, na maior parte das vezes, ao completo descanso físico e mental. Estudos recentes vem provando, entretanto, que a falta de exercícios para o corpo e a mente estão diretamente relacionados à doenças neurodegenerativas, como o Mal de Parkinson e Alzheimer.
Percebe-se, portanto, a necessidade de tornar mais tardia a idade mínima de aposentadoria, ainda que seja exigido um menor ritmo de trabalho diário dos indivíduos acima dos 60 anos. Além disso, mais verbas e maior rigor na fiscalização de sua aplicação devem ser impostos ao SUS a fim de tornar universal o acesso a uma saúde de qualidade. Campanhas de incentivo à prática de execícios físicos também devem ser veiculadas em meios de comunicação. Só assim, os idosos do amanhã terão uma vida ativa e plena.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018