Título da Redação: Os desafios de uma má gestão previdenciária

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Segundo fontes didático-geográficas, o envelhecimento da população nacional causará um grande impacto estrutural nas mais diversas bases sociais. Levando-se em consideração o assunto em pauta, podemos ressaltar o setor econômico como um dos afetados em se referindo ao processo de ancianidade populacional. Não obstante, é pertinente evidenciar que o campo da saúde também sofrerá graves consequências, uma vez que haverá mais desafios e impetuosas dificuldades em proporcionar o acompanhamento necessário aos idosos.
A priori, notamos que no início do século XX a população com mais de sessenta anos ainda estava em um estágio numérico reduzido. No entanto, com o maciço processo de urbanização, os níveis da expectativa de vida elevaram-se e, como consequência disso, as preocupações atualmente com o setor econômico, visto que em algumas décadas o volume de contribuição social será menor que o de beneficiamento. Ou seja: o mercado de trabalho perderá mão de obra qualificada e a Previdência Social terá que arcar com despesas fora dos seus padrões orçamentários. Dessa forma, faz-se plausível a intervenção governamental na área supracitada e o evidenciamento de programas que visem reverter a situação, a exemplo: subsidiar a preparação de profissionais que estejam próximos à aposentadoria para repassar seus conhecimentos aos mais novos, isto é, torná-los docentes em suas áreas.
A posteriori, podemos considerar o campo da saúde como um dos mais afetados se nenhuma medida verossímil for tomada pelas instituições competentes. A afirmação referida é embasada em parâmetros referenciais, dado que nos dias atuais o sistema já não possui condições para suprir as necessidades de cuidados e atenção aos idosos (população que requer mais disposição médica, fisioterápica e nutricional), então será muito mais complexo futuramente, quando essa população estiver aumentado vertiginosamente. Dessa forma, o paradigma exposto nos causa espanto e leva-nos a repensar sobre a questão, pois, como afirmou o compositor Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer."
Em premissas conclusivas, percebemos que o envelhecimento populacional, atrelado a um mau gerenciamento previdenciário, causara a deturpação veemente dos mais diversos setores sociais. Dessa forma, é preciso que o Governo, juntamente com a sociedade, criem um sistema gestacional íntegro em que o primeiro fica encarregado de arrecadar os impostos inerentes à área e o dois acompanhem a distribuição e aplicação em reservas financeiras. Só assim a população idosa poderá conviver em consonância com as crianças, os adolescentes e os adultos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018