Título da Redação: Os desafios do envelhecimento

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


A inserção da mulher no mercado de trabalho somado ao melhoramento das condições de vida no Brasil resultaram, respectivamente, numa queda da taxa de natalidade e aumento na expectativa de vida da população alterando significativamente a conformação etária do país. No entanto, a transição etária não foi acompanhada de fatores que garantissem o bem estar dessa nova população envelhecida, ou suporte econômico para os novos gastos previdenciários, configurando assim um novo desafio a ser enfrentado por toda sociedade.
Alterações fisiológicas são comuns ao envelhecimento, enrijecimento de articulações, diminuição da acuidade motora e diminuição dos reflexos são algumas alterações comuns ao processo senil. Porém tais déficits podem ser facilmente prevenidos ou suavizados por meio de uma vida mais ativa, logo, atividades físicas regulares, hábitos saudáveis de alimentação e um convívio social dinâmico são essenciais para o melhoramento da qualidade de vida dessa importante fatia da sociedade brasileira
Ainda sobre a perspectiva do envelhecimento rápido da população brasileira é importante ressaltar suas implicações econômicas, já que o aumento dos gastos previdenciários veio acompanhado da diminuição da parcela economicamente ativa do país. Sob essa ótica é relevante relacionar o desafio previdenciários aos índices alarmantes de violência nacional, uma vez que as principais vítimas desse fenômeno são jovens em idade produtiva, fato que somado à baixa taxa de natalidade diminuem significativamente as arrecadações e contribuem, consequentemente, para o déficit orçamentário relacionado a previdência nacional.
Infere-se, portanto, que mecanismos que busquem melhorar a qualidade de vida da população idosa e a saúde econômica previdenciária faz-se necessário. Para isso é importante que o governo invista em programas sociais que incentivem uma vida mais saudável na população idosa, implantando nos postos de saúde calendários de atividades físicas, melhoramento dos hábitos alimentares e atividades sociais de integração com a comunidade, sob os cuidados de equipes multidisciplinares como médicos, psicólogos e nutricionistas. Sobre a questão econômica é importante que o governo invista em segurança pública evitando que diversos jovens morram em idade produtiva, campanhas de desarmamento e diminuição das desigualdades sociais são essenciais para diminuição dessa triste realidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018