Título da Redação: Os impactos do alargamento do ápice da pirâmide etária no Brasil

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Lara Aragão


A revolução técnico-científica do século XX criou as condições necessárias para a redução das taxas de natalidade e para o aumento da expectativa de vida no mundo. Apesar de ser muito positiva e de representar avanços e desenvolvimento, o envelhecimento da população brasileira gera possíveis problemas. A carência de mão de obra futura e a sobrecarga na previdência social são prováveis consequências desse fato.
O alargamento do ápice da pirâmide etária brasileira, fruto dos avanços da medicina e da infraestrutura das cidades, em detrimento do estreitamento da base, gera preocupações devido ao fato de colocar em dúvida a disponibilidade de mão de obra no futuro. Apesar de que cerca de 30% dos idosos no Brasil, segundo o IBGE, estão inseridos no mercado de trabalho, tal número não é suficiente para cobrir o déficit de mão de obra. Para driblar esse problema, é possível que, em algumas décadas, o Brasil precise incentivar a natalidade, além de importar mão de obra estrangeira para cobrir o déficit, como ocorre em vários países europeus.
Outro provável problema decorrente do envelhecimento da população no Brasil é a sobrecarga no setor da Previdência Social. O órgão responsável pelo controle e administração das aposentadorias, em casos de maior número de aposentados do que de pessoas inseridas no mercado de trabalho formal se vê incapacitado de depositar as aposentadorias. Nesses casos é necessária uma verba governamental extra para auxiliar nas despesas, que muito provavelmente seria desviada de outros setores como infraestrutura, educação ou segurança, trazendo prejuízos para a população.
Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal a adoção de medidas de melhorias em relação à infraestrutura, saúde e educação, visando ao incentivo ao equilíbrio entre a taxa de natalidade e o número de idosos aposentados, dando as condições necessárias para que a mão de obra futura esteja garantida. Além disso, projetos e planejamentos para a Previdência Social, como a criação de fundos de reserva são de extrema importância para que os aposentados não sejam prejudicados financeiramente no futuro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018