Título da Redação: Os percalços da terceira idade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por Josy


Em algumas civilizações e povos como os indígenas, envelhecer é um privilégio. Assim, indivíduos que chegam a esse patamar são respeitados e admirados por sua experiência de vida, bem como por sua sabedoria. Na sociedade brasileira atual, chegar á terceira idade é um fenômeno cada vez mais comum, haja vista que o avanço na medicina proporcionou o aumento na expectativa de vida. Contudo, o idoso ainda enfrenta muitos desafios de ordem econômica, social e familiar. Nessa perspectiva, é necessário conhecer essa problemática a fundo.
De acordo com o filósofo Émile Durkheim, a sociedade é comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composto por partes que interagem entre si. Nesse sentido, mesmo representando uma camada expressiva da pirâmide etária do Brasil, o idoso ainda não é assistido de maneira ampla. Isso se evidência pela negligência do Estado. Não é difícil encontrar em filas de hospitais, postos de saúde e pronto-socorros idosos em longas filas aguardando pelo atendimento. Todavia, essa situação vai de encontro ao Estatuto do Idoso, aprovado em 2003,que assegura prioridade em todos os serviços prestados aos mais velhos.
Além disso, com o passar dos anos nem sempre é possível participar ativamente das atividades familiares, como também contribuir financeiramente. Um dos fatores que corrobora para esse contexto é o surgimento de problemas de saúde . Dessa forma, o gasto com tratamentos médicos e com remédios consome boa parte da renda familiar. Por isso, muitos familiares consideram esses guerreiros um “estorvo” e acabam abdicando do cuidado ou, até, em alguns casos abandonam seus velhinhos em casas de apoio e asilos.
Fica evidente, portanto, que o aumento na expectativa de vida no Brasil é um ponto positivo, Porém é necessário que os serviços prestados aos mais vividos sejam mais eficientes. Para isso, o Estado precisa investir em programas que visem prevenir e melhorar a saúde física e mental como centros aquáticos, academias, acompanhamento com psicólogo, geriatra e fisioterapeuta; além da distribuição gratuita de medicação de uso continuado. A família tem o papel de acolher, cuidar e acima de tudo respeitar seus velhinhos. Sendo imprescindível que Poder Público fiscalize e puna crimes como abandono e maus- tratos. Pois, como disse o filósofo Platão “o importante não é viver, mas viver bem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018