Título da Redação: País grisalho

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Mariana Lesqueves


A partir da Revolução Industrial, as novas tecnologias passaram a exercer uma grande influência na constituição da sociedade. Logo, as mulheres ganharam maior espaço, as taxas de mortalidade diminuíram e consequentemente, a expectativa de vida teve um grande aumento. Com isso, os contextos sociais foram se modificando, de forma que os países desenvolvidos ,gradativamente, passaram a ter uma grande parcela de idosos em suas pirâmides etárias, o que trouxe consigo novos desafios.
Fica evidente, nesse caso, que o Brasil vem caminhando em direção à esse cenário, situando-se assim entre o dilema de garantir a qualidade de vida dos idosos e de manter o setor econômico em equilíbrio. Pois, é indiscutível que o envelhecimento da população deve ser acompanhado por melhores infraestruturas na área da saúde, do lazer, de meios de transportes e de investimentos em setores como na previdência social. Afim de que, possa se retribuir de modo justo para essas pessoas que ao longo da vida se dedicaram ao crescimento do país, sendo assim dignos de respeito, atenção e conforto.
Por outro lado, essas mudanças devem ser embasadas em projetos e planejamentos eficazes, levando também em consideração que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando. Logo, seria justo que o governo atuasse cumprindo as propostas estabelecidas pelo estatuto do idoso, para que então pudesse alterar o tempo de contribuição e/ou a idade minima para se aposentar.
O desafio que se constrói, a partir da realidade exposta, necessita de ações, como a ampliação do acesso dos idosos aos seus direitos como cidadãos, afim de inclui-lo socialmente, e garantir o conforto primordial. Para isso, torna-se urgente investimentos governamentais na área do lazer, da saúde, em casas de repousos e em outros setores. Além disso, é de suma importância que se planeje alterações na aposentadorias, devendo assim expor através da mídia, justificativas para tais modificações, tranquilizando os idosos e garantindo conforto a todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018