Título da Redação: País idoso

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Previdência. Transporte. Saúde. Sociedade. São alguns setores afetados pelo envelhecimento da população. Ainda na primeira metade do século XXI o Brasil se tornará um país idoso, visto que as taxas de natalidade e mortalidade só diminuem. Entretanto, isso significa aumento nas aposentadorias e redução no número de indivíduos economicamente ativos, ou seja, quebras nos cofres públicos. Sendo assim, o país enfrentará dificuldades econômicas e sociais.
Em primeiro lugar, deve-se compreender que o envelhecimento da população gera uma crise econômica. Esse aumenta o número de vales-transportes e provoca um salto na demanda médica pública, em outras palavras, os gastos do governo aumentarão. Enquanto isso, o número de economicamente ativos só diminui, não aumentando assim a arrecadação do país. Logo, isso gerará uma quebra na previdência pública, tirando então o benefício das futuras gerações.
Em segundo lugar, precisa-se aceitar que os conflitos sociais se agravarão.É evidente que no Brasil existem casos de bate-bocas e até maus tratos envolvendo idosos , por exemplo, em filas de banco e em vagas de estacionamentos. Em contrapartida, constata-se casos que eles não são humilhados e sim ignorados, como se não existissem. Muitos brasileiros consideram-se superiores aos idosos devido à capacidade física e mental destes.
Fica claro, portanto, que o país enfrentará dificuldades em vários departamentos governamentais. Assim sendo, o indivíduo idoso que se achar apto ao mercado de trabalho deve inserir-se neste, alegando ter mais experiências e conhecimentos pelos anos de profissões. Também, a mídia precisa realizar campanhas de conscientização da população, estimulando-os à respeitar as condições mentais e físicas dos idosos, visto que todos um dia passarão por isso. É necessária então, uma cooperação de ambas as partes para não haver malefícios com o envelhecimento do país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018