Título da Redação: Pele enrrugada, cadeira de balanço, lembranças e solidão.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Joel Marcos


"O meu cabelo já começa pratiando, mas a sanfona ainda não desafinou, a minha voz vocês reparem eu cantando,
que é a mesma voz de quando meu reinado começou." Luiz Gonzaga - Hora de adeus. Assim como Luiz, grande parte da população Idosa acredita ter potencial para adequar-se em sociedade de alguma forma. Segundo o IBGE, 4,5 milhões estão no mercado de trabalho, e infelizmente esse número pequeno visto ao total de idosos no Brasil, é propiciado pela necessidade de uma condição física e mental seletiva por parte das empresas. Os demais 15 milhões carregam consigo, quase sempre uma sessação de solidão e amargura, sendo que por sua experiência, seria o maior contribuinte de uma evolução á um país emergente, no caso, o Brasil. Com Isso, é necessário a modificação das medidas tomadas á população acima de 60 anos de idade visando além de melhores possibilidades financeiras, harmonia em sociedade.
Com o Taylorismo e o Fordsmo como marca intensa da revolução industrial no século XIX, é evidente a implantação de mecanização dos processos e a necessidade de uma determinada habilidade. Isso denota a necessidade de um perfil que supra as expectativas.O idoso, por ser mais debilitado, não consegue atender a essa exigência sendo excluído dos processos. Ainda que incapaz de manter uma rotina "normal" de trabalho, este não é o grande problema, visto que a inclusão de um senhor acima de 60 anos no mercado de trabalho é ainda mais difícil, devido a sua falta de atualização profissional e costume com o mundo tecnológico em que vivemos.
A experiência pode ser denominada como aprendizado, obtido através da prática ou da vivência. Todo esse conhecimento é ignorado, sendo que o Estado vê em uma renda mensal, um incentivo ao consumismo mínimo, que mais entra no centro de custo de gastos do que o de investimento. Portanto, todas essas vivências contribuem para um mal-estar do antigo cidadão brasileiro, que em grande parte está encostado nas costas do governo mesmo que sem vontade própria, e isso não é o melhor processo para uma adequação de todos os cidadãos em situações condizentes.
Visto isso, é urgente, a implantação de processos de inclusão aos idosos brasileiros, em profissões amenas, contribuindo com o PIB (Produto interno bruto). Profissionalização do público idoso é necessário para um aumento de IDH (índice de desenvolvimento humano) tornando assim, o Brasil, um país que realmente possa ajudar quem realmente tem algum empecilho que não faça com que ele contribua com o país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018