Título da Redação: Pirâmide invertida

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por gabit


Avanços na medicina, melhoria nas condições sanitárias, acesso às informações nutricionais. Esse são alguns fatores que contribuíram para o aumento da expectativa de vida no Brasil a partir do século XX. Nesse contexto, a existência de uma população majoritariamente idosa, em um futuro próximo, exige que políticas especializadas sejam criadas para atender esse público.
Segundo o IBGE, em 2030, o Brasil será um país de idosos já que a população com mais de 60 anos superará a quantidade de indivíduos com até 14 anos. Esse novo perfil da pirâmide etária -estreita na base e larga no ápice- foi possível devido ao aumento da expectativa de vida e às baixas taxas de natalidade no país. Entretanto, percebe-se que essa configuração da pirâmide provoca prejuízos econômicos ao país, fato que já vem ocorrendo em nações europeias como na Espanha. A diminuição da PEA (População Economicamente Ativa) acarreta em um menor número de indivíduos no mercado de trabalho e a consequente redução daqueles que contribuem com a previdência social.
Por outro lado, verifica-se, hoje, um aumento do número de idosos que voltam a trabalhar mesmo após a aposentadoria, diferentemente do que ocorria antigamente em que os indivíduos trabalhavam, envelheciam, aposentavam-se e ficavam em casa. Tal fato se relaciona com a melhoria na qualidade de vida das pessoas, principalmente com avanços na medicina, mudanças de hábitos alimentares e aumento das redes de saneamento- todos esses fatores contribuíram para erradicar doenças antes frequentes na população.
Fica clara, portanto, a necessidade de o governo adaptar o espaço e suas condições a esse novo perfil social através da concessão de serviços de atendimento à saúde acessíveis aos idosos(geriatras, fisioterapeutas e profissionais da educação física). É preciso estender a idade para um trabalhador se aposentar para que ele possa contribuir com o pagamento da previdência social e garantir sua autonomia econômica por mais tempo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018