Título da Redação: Planejar é preciso.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Jorge Luiz Oliveira


A população brasileira segue segundo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estaria com maior número de idosos do que de crianças. O número de crianças e jovens caminha para uma inversão de quantidade. Nos últimos 40 anos os brasileiros buscaram um planejamento familiar e reduziram o número de filhos por casais.
As estatísticas mostram que o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o número de crianças com até 14 anos em 2030, e prevê que a participação dos idosos será maior que dos jovens até 29 anos.
Considerando que as famílias sofreram mudanças culturais econômicas durante as últimas décadas melhorando a qualidade de vida, a expectativa de vida aumentou e os idosos estão vivendo mais e fazendo um grupo cada vez maior.
Ainda valendo-se da ideia de que houve uma mudança cultural onde as famílias optaram por planejar o número de filhos, reduzindo os em número a cada geração estamos cada vez mais com um número menor de crianças. A grande preocupação é preparar para esta grande população, em sua maioria idosa, um país de cultura de respeito e valorização do idoso e até mesmo da sua força produtiva profissional, longe de um caos de falta de mão de obra ativa entre os jovens e descaso da experiência dos idosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018