Título da Redação: Plantando hoje para ser valorizado amanhã

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Aru


O envelhecimento é um processo biológico natural, portanto todos estão fadados a envelhecer e, conforme os dados do Instituto brasileiro de geografia e estatística, o IBGE, percebe-se que a piramide etátia brasileira tem começado a apresentar um gume cada vez mais largo, evidenciando o envelhecimento da população. Entretanto, mesmo sendo natural, o envelhecimento vem sendo visto como um problema, e os que envelhecem, como um impecillho pela sociedade.
Junto com o envelhecimento, também cresce o número de aposentados, o que gera um problema quanto a aposentadoria, já que essas pessoas acabam sendo demitidas das empresas uma vez que estas preferem demitir um bom e velho empregado do que pagar por qualquer auxílio decorrente das limitações da idade. Isso torna o número de aposentados maior que a população economicamente ativa, a PEA, e causa uma crise na aposentadoria, já que é a PEA que paga os impostos que geram fundos para mantê-la.
Não bastasse essa desvalorização do mercado de trabalho, os idosos também sofrem com a intolerância da sociedade. Múitas pessoas não tem paciência para com as limitações da idade avançada e alguns até vem a cometer atos de violência contra os anciões. Tal realidade já foi tema de novela, onde eram retratados casos de violência fisica e verbal contra idosos, como na novela "Mulheres apaixonadas", da rede Globo, onde uma garota judiava constantemente de seus avós.
Evidencia-se, portanto, que o envelhecimento populacional é um fato para o Brasil, mas que esses idosos acabam sofrendo com a desvalorização do mercado de trabalho e com a discriminação da população. Logo, ações afirmativas como cotas para isodos em empresas devem ser criadas e as famílias em parceria com as escolas devem ensinar todo indivíduo sobre o valor da população idosa. Pois, visto que envelhecer é natural, todos devem plantar o respeito aos velhinhos hoje para que tambem sejam respeirados quando envelhecerem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018