Título da Redação: População idosa: negligenciada ou valorizada?

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


A sociedade brasileira, segundo o IBGE, vem adquirindo uma tendência progressiva ao envelhecimento. Atualmente, a expectativa de vida do cidadão é 85 anos, esse fato está intimamente ligado ao avanço da medicina e à realização de políticas públicas como a melhoria da infraestrutura urbana e rural, conquistas alcançadas principalmente após a Revolução Industrial no século XVIII.
O Estatuto do Idoso foi criado como objetivo de acolher essa crescente geração e incluí-la ao convívio social, atribuindo a obrigação da comunidade e do Poder Público em garantir a essas pessoas o direito à educação, à saúde e a convivência familiar. Contudo, essa relação de responsabilidade e cuidado com os mais velhos ainda é uma utopia social, já que, constantemente estes indivíduos não são valorizados e sim deixados de lado, ainda mais quando a sua imagem ainda é vista com preconceito e descaso.
Em uma sociedade regida pelos ideais capitalistas, como o acúmulo de riquezas, há uma supervalorização e preocupação com a população economicamente ativa, cujo grande potencial está concentrado nos adultos e recém-formados. Não é dado espaço aos idosos para que estes possam contribuir com o Estado, o meio ainda associa essa faixa etária a “tarefas típicas” dessa idade, como ir à missa; costurar; cuidar do lar, não reconhecendo a experiência que essas pessoas podem transmitir às futuras gerações.
Portanto, como os idosos se tornarão a base social futuramente, esse grupo necessitará de um maior amparo pelo Estado e pela população, medidas como a melhoria no âmbito previdenciário, da saúde e da educação serão necessárias para resolver esse impasse. O governo deveria promover a inserção dos idosos no mercado de trabalho, para a realização de ofícios leves como a recepção em locais comerciais. A mídia poderia denunciar casos de violência e desrespeito contra os mais velhos, difundindo uma educação social em prol da valorização dessa geração. O Ministério da Saúde poderia disponibilizar planos de saúde mais acessíveis e as prefeituras municipais deveriam financiar em suas cidades, a construção de parques de ginástica e a criação de cursos de culinária, dança e pintura para que os idosos possam manter sua saúde física e mental.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018