Título da Redação: Por que envelhecer?

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Julio Cesar da Silva


A expectativa de vida aumentou significantemente nas últimas décadas nos países considerados desenvolvidos, em virtude dos avanços tecnológicos que proporcionaram melhorias na qualidade de vida. Essa realidade começa a ser observada em países que se encontram em processo de desenvolvimento, como é o caso do Brasil. A população brasileira apresenta um número expressivo de idosos e as estatísticas apontam para um crescimento ainda maior nos próximos anos. Entretanto, é preciso avaliar essa transformação pela qual a pirâmide etária brasileira está passando, pois o aumento de idosos poderá ser acompanhado de sérios problemas se a sociedade não estiver preparada para essa transformação.
É preciso observar que essa população experiente não fará mais parte do mercado de trabalho necessitando, portanto, de uma fonte de renda. Atualmente, essa fonte é mantida pelo governo através da previdência social. Entretanto, se observarmos os países europeus que tiveram esse aumento da população idosa anterior ao Brasil, veremos que hoje esses países possuem sérios problemas relacionados com a manutenção do sistema previdenciário. O aumento de idosos tem relação com a diminuição da população economicamente ativa, que é a responsável por manter a previdência de um país. Sem recursos, será difícil para o país oferecer uma vida de qualidade para essa camada que ocupa o topo da pirâmide etária brasileira.
Além disso, o envelhecimento da população requer um sistema de saúde preparado para os novos desafios. Um país formado por uma população idosa expressiva está sujeito a um número maior de doenças consideradas crônicas. Estudo realizado pela Fundação Osvaldo cruz (Fiocruz), mostrou que o aumento da população idosa no Brasil fará crescer os casos de diabetes e hipertensão na sociedade. Essas doenças necessitam de um acompanhamento especializado para evitar maiores complicações. Sabemos que o Brasil possui um sistema de saúde público deficiente e que, atualmente, não está preparado para o novo perfil de usuários.
Observamos, portanto, que os avanços tecnológicos contribuíram
para o aumento da expectativa de vida nos países desenvolvidos e, mais recentemente, naqueles em processo de desenvolvimento. Entretanto, o Brasil, que ocupa o segundo grupo, precisa mudar o sistema previdenciário e o sistema de saúde para receber essa nova população. Uma alternativa seria aumentar as oportunidades de emprego para os idosos, para que esses continuem contribuindo com a manutenção da previdência brasileira. O governo poderá oferecer benefícios, como a isenção de alguns impostos, para empresas que criem cargos de emprego voltados para os idosos, respeitando as limitações que essa fase da vida impõe. Para mudar a realidade do sistema de saúde, o governo precisa investir na formação de novos profissionais da área de saúde e oferecer condições dignas de trabalho a esses profissionais. Além disso, investir em projetos de esportes voltados para idosos, pois a prática de exercícios, como natação, caminhada, alongamento, proporcionam uma melhor qualidade de vida. "Envelhecer é preciso", disse Pessoa. Porém, esse processo merece atenção e cuidado para que ocorra de forma harmoniosa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018