Título da Redação: Preconceitos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Mateus Sanchez


É evidente no Brasil, principalmente nos últimos 20 anos, o rápido crescimento da população idosa. Segundo dados do IBGE, em 2030, eles serão parte expressiva da população, e já em 2050, estarão em maior número do que crianças e jovens de até 29 anos. Isso faz com que uma revisão no já quase falido sistema previdenciário brasileiro seja inevitável. Pois como serão parcelo significativa da população, não há como deixá-los na pobreza, até porque isso serial prejudicial ao país.
De modo que todos os dias, somos bombardeados pelos meios de comunicação com o arquétipo de ser humano perfeito: alto, magro, corpo definido e jovem. Assim, aqueles que não se encaixam nesse perfil são considerados estranhos ou até mesmo excluídos do convívio social. É o que acontece muitas vezes aos idosos, que muitas vezes, por não se encaixaram nos modelos sociais estabelecidos, são deixados em asilos, ou sofrem maus tratos e abandono.
Esses maus tratos, muitas vezes, ocorrem pelo fato de os idosos precisarem de auxílio, infelizmente, em consequência do decadente sistema previdenciário brasileiro, que paga salários miseráveis aos aposentados, estes são forçados a recorrer à ajuda de parentes e amigos, que muitas vezes chegam a ajudar, mas, por se sentirem obrigados a fazê-lo, começam muitas vezes a ver o mais velho como um estorvo e logo começam os maus tratos.
Percebe-se assim que a visão do idoso como ser inútil e descartável já não serve, visto que essa parcela da população contribui fortemente para o PIB deste país, atuando principalmente no setor terciário, que é o mais importante para nós, realizando trocas e atuando no comércio.
Logo, infere-se que o envelhecimento da população brasileira, nos traz vários desafios, que precisam ser enfrentados. A visão ultrapassada de que os mais velhos apenas trazem prejuízo é estúpida e preconceituosa. Para melhorar a condição dos aposentados no Brasil, é importante que mudanças como aumento de salários para os previdenciários e auxílios para idosos sejam dados. É importante também que o governo alie-se à mídia para tentar mudar a imagem negativa que o idoso possui atualmente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018