Título da Redação: Preparar, aprontar e crescer

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Débora Débora


Desde o avanço da medicina e melhoramento no saneamento básico, o mundo tem vivenciado dias com baixas taxas de mortalidade e grandes expectativas de vida. Uma evolução benéfica para o país que estiver preparado. O Brasil, assim como os demais países, tem sido incluído nessa nova realidade, porém, diferente de alguns, não está adaptado para receber a nova população idosa, tanto em âmbito social quanto econômico.
Embora uma realidade mundial, notório na inversão da pirâmide etária de países ricos, o Brasil, país ainda em transição, não está devidamente preparado para os desafios de suprir a população envelhecida. Suas leis de preferência ao idoso em bancos e mercados ou os assentos separados a eles já não os comportam, se igualando a qualquer outra fila ou lugar. Mostrando assim o déficit nas leis que beneficiem os idosos.
Além disso, somado com a baixa taxa de natalidade, vivenciada também mundialmente, haverá grandes problemas financeiros no país. Com a diminuição da população economicamente ativa e o aumento da população sustentada pelo governo, as arrecadações feitas pelo governo não serão suficientes para pagar a aposentadoria, precisando fazer mudanças significativas para poupar as arrecadações para o futuro e ainda não gerar descontentamento da sociedade.
Portanto, o Brasil, como país em transição, deve rever suas leis de preferência ao idoso e ainda de aposentadoria, melhorando as condições dadas a esses em filas e assentos e incentivando-os a trabalharem por mais tempo, em condições especiais. É necessário também, o incentivo, através da mídia e nas escolas, ao aumento controlado das taxas de natalidade a fim de suprir a população envelhecida do futuro, mostrando a importância que elas terão para a sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018