Título da Redação: Qualidade de vida e valorização do idoso no Brasil

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Nos últimos 50 anos, a população de pessoas com mais de 60 anos no Brasil foi de 3 para 20 milhões , de acordo com o IBGE. Estima-se, ainda, chegar a 30 milhões em 2025. Todavia, essa significativa redução na mortalidade não implica em anos adicionais de saúde e autonomia. E como o país ainda é de maioria jovem, muito tem de ser feito para enfrentar o preconceito e negligência com essa população.
Simultânea ao avanço da idade, aumenta a incapacidade funcional do indivíduo. O que, por consequência, gera aumento nos custos de serviço da saúde e assistência pública que nem sempre estão disponíveis para toda a população. Somado a esses direitos básicos previstos no Estatuto do Idoso, é insignificante, no Brasil, políticas voltadas para a promoção de atividades culturais e de lazer para a terceira idade.
Na sociedade moderna, com a valorização do lucro e mercadoria, despreza-se aqueles que não são mais força de trabalho. Além das atividades, é fraco o marketing e a oferta de consumo voltado para os idosos. Esse preconceito estende-se até mesmo para dentro de casa com maus tratos dos próprios familiares. De acordo com o disque 100, as principais queixas são de negligência, violência física e psicológica e abuso financeiro.
São muitos os desafios para a completa valorização dos mais velhos no Brasil. Quanto à saúde, deve-se promover a gestão para que o atendimento chegue a todas as regiões e um sistema para prevenir doenças que vem com a idade. Da mesma forma, o recrudescimento do SUAS com, por exemplo, abrigos e casas de repouso para os idosos mais humildes e negligenciados pela família. A mídia e iniciativa privada devem atentar-se que os idosos são uma importante força de consumo e atender sua demanda. E quanto a sociedade, ela ainda tem muito a aprender com as culturas orientais e indígenas onde os idosos são valorizados por sua sabedoria e experiência de vida e não como meros indivíduos descartáveis.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018