Título da Redação: Quase um mol de idosos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Stefanie Muritiba


Arraigada tornou-se,nos últimos meses, a discussão a respeito do envelhecimento da população no Brasil. Igualando-se aos países de primeiro mundo, por aqui os cabelos brancos predominam. Se por um lado esse fato manifesta a melhoria da qualidade de vida no país, por outro, pode causar grande impacto na sua economia.
Entre o final do governo Kubitschek e o início da governança de João Goulart no chamado “Período liberal político”, instalou-se em solo brasileiro uma série de medidas a fim de ampliar a longevidade da população, como saneamento básico, campanhas de vacinação e melhorias das condições de moradia e trabalho. Deu certo. A expectativa de vida do brasileiro que , naquela época, beirava os 50 anos, atualmente alcança os 76 e a tendência é aumentar até 2020.
Embora a melhoria da saúde dos cidadãos seja um aspecto positivo, também pode representar uma possível defasagem econômica no país. Com mais idosos do que jovens, igualando-se a nações como Estados Unidos e Japão, tem-se menos mão de obra no mercado de trabalho, e, consequentemente, menos pagamento de impostos – como o fundo de aposentadoria que muitos trabalhadores pagam mensalmente –, além de mais gastos com pensões, aposentadorias e atendimento médico, já que o corpo frágil dos anciões requer , geralmente, mais tempo de tratamento do que o de um adulto, o que implica na demanda de mais remédios e exames. Vale ressaltar que as contas de previdência são gastos significativos para o governo federal e contribuem para a atual crise financeira, já que há menos recolhimento dos impostos e mais aposentados a serem pagos.
Torna-se , portanto, notório que o Brasil pode sofrer as consequências de deixar de ser um país jovem. Desse modo, faz-se necessário que o Governo Federal aprimore cada vez mais o sistema público de saúde, estimulando junto com a mídia a prática esportiva, que melhora a qualidade de vida dos atuais e futuros idosos, bem como a parceria com empresas promovendo mais vagas de trabalho para pessoas a partir de 60 anos de idade, o que contribui para o aumento da população economicamente ativa e ameniza os efeitos que o defasamento dessa provoca no atual cenário da nação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018