Título da Redação: Ranço ideológico

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


No Brasil atualmente, os idosos são vistos como pesos a serem carregados pelos mais jovens e dispostos. Mal sabem que, futuramente esses que na verdade são um poço de sabedoria e experiência de vida, serão um grupo bem maior.
O aumento do crescimento vegetativo, em países com altos índices de desenvolvimento humano é uma realidade, basta olhar ao Japão, lá mais de 30% da população é idosa. No Brasil além de discriminados em sua maioria, muitos dependem de seus filhos devido aos valores ínfimos da aposentadoria.
Fica evidente a falta de estrutura do estado para com os idosos, apesar da média de baixos valores pagos como aposentadoria, o rombo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), chega a mais de 66 bilhões de reais.
O desrespeito a essas pessoas virou uma pratica banal, como se esses cidadãos fossem invisíveis. Ainda há uma ideia que o lugar dos idosos é em casa, e muito devido a isso pessoas desrespeitam direitos básicos como, lugares preferenciais ou vagas de estacionamento reservadas.
Cabe ao poder público, se preparar para o crescimento dessa população, melhorando a estrutura do sistema previdenciário que atualmente é falho, e promovendo a inclusão destes ao mercado de trabalho, uma vez que os idosos, de maneira alguma devem ser tratados como inválidos ou incapazes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018