Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


A partir do século XX, a evolução dos medicamentos possibilitou a queda da taxa de mortalidade e o consequente aumento da expectativa de vida. Nesse sentido, vê-se que é necessário rever velhos problemas brasileiros, especialmente a falta de planejamento e estrutura social e econômica para assegurar a garantia do direito à cidadania plena dos idosos no novo quadro demográfico, o que constitui uma problemática atual.
A princípio, observa-se que a sociedade brasileira não está totalmente preparada para conviver com o envelhecimento da população, haja vista que a mídia evidencia nas propagandas um modelo jovial de felicidade e vigor. Essa situação agrava a exclusão e o isolamento social dos idosos. A mais grave consequência do exposto é a falta de oportunidades laborais oferecidas a esse grupo, o que reforça a segregação.
Outro fator relevante diz respeito ao pouco planejamento político-econômico, levando a existência de estruturas ineficientes. Nesse sentido, vê-se que o atendimento médico do SUS ainda é precário, com falta de equipamentos, médicos e leitos hospitalares para o serviço do idoso. Além disso, a mobilidade urbana atual para os mais velhos é prejudicial, visto que possuem, muitas vezes, limitações físicas que não são respeitadas pelo trânsito acelerado. Nessa perspectiva, o jornalista Gilberto Dimenstain, no livro “O cidadão de papel”, afirma que muitos dos direitos dos cidadãos estão apenas no papel, pois não são colocados em prática. Assim, esse fato é uma representação do desrespeito à condição de cidadania plena dos idosos, uma vez que o Estatuto do Idoso preza pela garantia do direito à saúde e bem-estar.
Em face do exposto, é fundamental que o Poder Público invista na melhoria das estruturas sociais, através da ampliação dos programas de saúde pública voltados para o idoso, com atendimento preventivo e domiciliar. Outra medida necessária é o aperfeiçoamento dos transportes públicos e vias de pedestres, respeitando as limitações físicas dos mais velhos, a fim de preparar o Brasil para a nova realidade demográfica. Ademais, a sociedade civil deve organizar debates e fóruns para discutir e combater a segregação social dos idosos, como também os estados devem oferecer incentivos fiscais às empresas e instituições que contratem idosos, para que haja uma inclusão desse grupo na sociedade brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018