Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Ao analisar o envelhecimento da população brasileira é possível afirmar que isto é fruto diversas mudanças na sociedade, por exemplo, a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Por consequência, esse envelhecimento traz problemas à sociedade e economia brasileira, que devem ser mediados pelo Estado.
Primeiramente, é necessário entender as razões desse envelhecimento. Tal fato é ocasionado por diversos fatores, como as mudanças na sociedade que oportunam mais direitos às mulheres, que, hoje, não tem mais a vida restrita ao lar e a maternidade. A inserção das mulheres no mercado de trabalho, aliado a consciência que se desenvolve na população a respeito das dificuldades de criar um filho, diminuem, gradativamente, a taxa de natalidade no Brasil. Na década de 1960, a taxa de fecundidade era de 6 filhos por mulher no país, já em 2015 esse número caiu para 1,72 filho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.
Além disso, os diversos avanços na medicina contribuem para o prognóstico de aumento do número de idosos que são mais preocupados com a saúde do que gerações anteriores. A expectativa de vida no Brasil é de 75,2 anos, segundo IBGE, um número muito elevado se comparado ao de décadas passadas. Esses fatores alinhados, ao longo dos anos, envelhecerá a população brasileira caso comum em países, caso comum em países considerados desenvolvidos.
Porém, essa evolução social traz problemas, principalmente, à economia do país. A População Economicamente Ativa – PEA, vai diminuir em decorrência do aumento de idosos e redução dos adultos, maior parcela da sociedade responsável pela PEA. Com isso, a previdência social ficará sobrecarregada, pois o número de contribuintes tende a diminuir e os beneficiários aumentar. Mas, o Brasil já passa por uma instabilidade nesse setor que sofre mudanças constantes no intuito de viabilizar um ajuste no número de aposentados. E se esse número for muito elevado levará o Estado a retirar dinheiro de outras áreas, como educação e segurança para sustentar a elevada previdência social que se formará.
Portanto, tendo em vista que, em menos de 50 anos, os idosos serão 30% da população mundial e um número considerável da sociedade brasileira, é necessário que o Poder Legislativo crie leis para regulamentar o trabalho na terceira idade, com horários mais flexíveis e funções que estejam de acordo com a capacidade de cada um. Faz-se, isso, por meio de isenções fiscais para empresas que aderirem a ideia, para reinserir os idosos no mercado de trabalho “desafogando” a previdência e suprindo a demanda de mão-de-obra.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018