Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por Jin


De acordo com dados do IBGE, nas próximas décadas a taxa de idosos no Brasil terá um aumento considerável em relação ao número de crianças. No entanto, apesar desse progresso, ainda existe desafios para a asseguração da qualidade de vida e cidadania dessa população: há a constante desvalorização e a falta de atendimento adequado às suas necessidades, os quais geram consequências tanto ao indivíduo quanto à sociedade brasileira.
Desde 2003 está em vigor o Estatuto do idoso, o qual tem por finalidade proteger os cidadãos com mais de 60 anos. Todavia, observa-se hoje a manutenção do preconceito e o desrespeito a essas pessoas. Isso é explanado pela Sociologia, em virtude de haver a cultura da valorização do jovem na sociedade, em detrimento do indivíduo da terceira idade, visto que o mesmo é eventualmente considerado antiquado e improdutivo. No que tange ao assunto, é comum encontrar casos de discriminação e violência no transporte público, no qual muitas vezes o idoso é menosprezado e até atropelado.
Ademais, é de relevância ressaltar que, no âmbito atual, o idoso brasileiro manifesta-se carente de atendimento aos seus direitos e necessidades, uma vez que programas públicos, em especial o SUS, encontram-se despreparados para receber as demandas dessa população. Isso é elucidado, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, pois existe a deficiência na quantidade e preparo de profissionais da saúde, na estrutura físicas dos postos e na rede de exames, os quais ocasionam a acentuação da demora do serviço e até a morte do indivíduo. Desse modo, faz-se necessária a tomada de novas estratégias para mitigar esse problema de saúde pública.
Diante do exposto, é inegável a importância de ações do Estado para atenuar a problemática. Dessa maneira, o Governo Federal deve incentivar a valorização do idoso, por meio de campanhas institucionais de cunho socioeducativo, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o respeito, igualdade e integrar o longevo na sociedade. Igualmente, o Ministério da Saúde deve investir massivamente em políticas públicas para a saúde, por intermédio da estruturação e criação de postos de saúde, como também na preparação de servidores especializados, para fornecer maior qualidade de atendimento e dignidade a esses cidadãos. Sendo assim, com essas medidas o Brasil tornar-se-á um país melhor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018