Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 2 anos por Sarah


No filme A Incrível História de Adaline, a protagonista nunca envelhece; já fora das telas, o envelhecimento é uma realidade que está acontecendo no Brasil. Com o avanço da Medicina aliado à baixa fecundidade, devido ao uso de métodos contraceptivos cada vez mais elevado, a expectativa de vida está aumentando e consequentemente a pirâmide etária ficando invertida – base estreita e topo largo, tornando o Brasil um país de cabelos brancos. Esse processo traz novos desafios, necessitando, assim, de adaptações e mudanças para maior comodidade da população.
Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos com 60 anos ou mais será maior que o de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, maior que o de jovens com até 29 anos. Com essa mudança, o sistema previdenciário deve estar atento. Em virtude do aumento do número de idosos e, com isso, menor número da população economicamente ativa, responsável por manter a previdência de um país, pode haver um déficit no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), visto que haverá poucos contribuintes (trabalhadores) para muitos beneficiados (aposentados).
Além disso, é necessário que haja melhor qualidade de vida para a população idosa. De acordo com o Art. 4º do Estatuto do Idoso: "Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência", mas, na maioria das vezes, isso não é realidade no Brasil. Ocupar vagas preferenciais em estacionamentos ou sentar em lugares reservados no coletivo ainda são fatos que precisam ser revertidos. Outro fator, é que após a aposentadoria, o indivíduo, em grande parte, irá descansar fisicamente e mentalmente. Estudos recentes, entretanto, vem provando que a falta de exercícios para o corpo e a mente estão diretamente relacionados à doenças neurodegenerativas, como o Mal de Parkinson e Alzheimer.
Portanto, medidas devem ser tomadas para que o envelhecimento da população brasileira atue de forma positiva. De imediato, é interessante que haja a inserção da população idosa na atual realidade, usando como meio a inclusão digital e um ensino básico de qualidade, possibilitando trabalhos adequados às pessoas com idade avançada, contribuindo, assim, com a Previdência Social. Outro fator importante, é a maior fiscalização, por meio dos órgãos de segurança, do Estatuto do Idoso, punindo aos que violam suas leis. E por fim, ONGs (organizações não governamentais) aliadas à mídia, devem incentivar os idosos a praticarem atividade física, a fim de prevenirem doenças e se manterem saudáveis.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018