Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


A expectativa de vida brasileira atualmente está por volta dos 75 anos, segundo pesquisa do IBGE, estimativa que demonstra o envelhecimento populacional. Ademais, indo de encontra às práticas mundiais de enobrecer ao amadurecimento, o país lida com novos desafios para inclusão e valorização desses cidadãos.
Em virtude do crescimento dessa faixa etária, em 2003 foi criado o Estatuto do idoso, que tem por função à garantia dos direitos cardeais, fornecendo meios de controle em relação ao respeito e à luta pela dignidade. Para tanto, incute aos órgãos municipais a obrigatoriedade da fiscalização das diretrizes do estatuto.
Dessa maneira, é necessário que essa esfera populacional seja inclusa no meio em que habita, podendo transpassar seus conhecimentos e se reintegrando à sociedade de maneira ativa. Assim, com o enaltecimento de seus valores e o reconhecimento de seus potenciais, a integração de gerações gerará o fortalecimento cultural brasileiro.
Diante do exposto acima, os novos desafios encontrados pelos idosos, tem como foco a inclusão e valorização diante ao individualismo social. Desse modo, cabe à Sociedade civil em conjunto aos departamentos sociais de empresas privadas, financiar atividades culturais e campanhas mobilizadoras integrando os mais velhos e estimulando à responsabilidade coletiva de zelar pelo bem estar dessa população, dinamizando assim, as relações sociais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018