Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Ao se pensar na questão do idoso no Brasil, é possível afirmar que com a melhora na expectativa de vida e a queda da natalidade, a população idosa tende a viver mais. Porém, o elevado aumento do número de pessoas acima de 60 anos não significa qualidade de vida, pois o país ainda enfrenta velhos desafios e novas desigualdades sociais.
É importante salientar que o primeiro desafio dos idosos é ingressar no mercado de trabalho. Contudo, com o crescimento da população idosa, as empresas devem adaptar-se a ideia de inclusão social, pois segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística), no período do ano de 2003 à 2055, a quantidade populacional de idosos no país será maior que a de crianças e jovens . Com isso, a inclusão do idoso ativo dentro das empresas ficará indispensável para a economia nacional no futuro . No entanto, algumas empresas já começaram com este processo, mas infelizmente ainda é um número muito pequeno, representando apenas 23% da população.
Também é relevante considerar que há 13 anos o Estatuto do Idoso foi criado para garantir prioridades aos idosos, tais como : saúde, cidadania, educação, lazer, etc. Entretanto, grande parte da terceira idade é vítima de maus tratos. Segundo o "Diretos Humanos", as denúncias de violência contra o idoso aumentaram quase que o dobro no ano passado. A negligência, a violência física e psicológica são as principais queixas e os agressores são os próprios familiares.
Portanto, é indispensável que o Brasil deva se preparar para tornar- se um país de população majoritariamente idosa no futuro. Fica premente que o Governo possa criar mais centros de atendimento ao idoso (asilos), criar programas de atualização daqueles que ainda estão em atividade e assim mante-los no mercado de trabalho. A mídia pode colaborar com a criação de campanhas que tenham por finalidade a conscientização contra o preconceito existente, incentivando o respeito para com eles, além de expor campanha que incentive uma boa alimentação e prática diária de exercícios físicos para moldar não só o respeito mas também a saúde . Assim, tratar com dignidade e apreço os anciãos da nossa sociedade .

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018