Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


"A cultura é o melhor conforto para a velhice", a frase dita por Aristóteles reflete um pouco as sociedades indianas e chinesas, em que o idoso é a figura mais importante da família e da comunidade. Já na brasileira, ele passa a ser só um fardo para a família, e sua jornada de vida se resume ao desrespeito dos seus direitos fundamentais.
O Brasil será, em poucas décadas, um país com alto número de idosos. Mas lamentavelmente está enraizado na cultura o hábito de colocar as prioridades do idoso em segundo plano. Vivemos em tempos em que o que importa é o presente, e em alguns casos, o futuro, sendo o passado esquecido e desvalorizado. O idoso representa o passado, e segundo a nossa sociedade ele representa alguém que já não tem importância, nem utilidade.
Nesse contexto, o sexagenário acaba sofrendo com violência social e doméstica. Esta pode ser física, quando os próprios familiares ou pessoas contratadas para cuidar deles começam a agredi-los, ou pode ser também psicológica, quando o idoso é colocado em casas de repouso onde ficam privados de liberdade, lazer, saúde, convivência familiar e comunitária, entre outros. Aquela por sua vez, ocorre quando ele é a única fonte de renda da casa, e muitas vezes o dinheiro que recebe da aposentadoria não é suficiente e então são obrigados a voltar a trabalhar. No entanto, por ser repassado à imagem de um velho de aparência cansada e pouco produtivo no trabalho, e muitos não conseguem o emprego.
Portanto, o governo deve realizar mais campanhas publicitárias, através da mídia, com o objetivo de relembrar e esclarecer os direitos e deveres dos idosos. Deve também criar uma ouvidoria para que eles possam ligar gratuitamente e que seja acessível a essa faixa etária, para relatar os abusos sofridos. E dar subsídios governamentais para empresas que contratarem pessoas com mais de sessenta anos para trabalhar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018