Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Nos últimos 20 anos, aproximadamente, a população idosa do Brasil demonstra significativo crescimento. Isso se deve, expressivamente, às melhoras nas condições de vida dos brasileiros, além das evoluções ocorridas no campo da saúde. Dessa forma, nota-se que a expectativa de vida no País tem aumentado, motivo o qual explica o envelhecimento populacional.
É possível observar que a estrutura econômica brasileira não está devidamente preparada para manter uma população com grande número de idosos. Tal afirmação é aparente, pois de acordo com o IBGE, a principal renda dos indivíduos com 60 anos ou mais é a aposentadoria. Esse fato demonstra-se preocupante porque apesar da criação de políticas voltadas para essa parcela da população, como é o caso do Estatuto do Idoso, o envelhecimento ocorre em uma velocidade que supera a implementação de outras ações para oferecer melhores condições de vida. Além da aposentadoria, os idosos, por serem mais vulneráveis a desenvolver algumas doenças, como as crônicas, necessitam com frequência de atendimento médico e remédios. Portanto, é essencial que haja uma maior preparação do Estado para atender às necessidades da população idosa.
Ademais, é importante destacar que segundo dados do IBGE 4,5 dos 15 milhões de idosos existentes no País, estão inseridos no mercado de trabalho. Algumas dessas pessoas com idade superior a 60 anos, ainda trabalham pois, a aposentadoria não é o suficiente para sustentar a família ou a si mesmo. Em certos casos particulares, trabalham por mero prazer, para se sentir bem e incluídos na sociedade em que vivem. Esse é um aspecto parcialmente interessante para a economia brasileira, já que uma parcela desse público faz parte da População Economicamente Ativa (PEA). Assim, o trabalho pode trazer para alguns, grande satisfação, porém, para outros ele pode ser como um sacrifício.
Desse modo, o aumento no número de idosos que vem ocorrendo no Brasil, é uma característica populacional que deve fazer com que o governo se prepare para tal acontecimento. Para solucionar esses problemas é basilar que o Estado se posicione desenvolvendo novas políticas que proporcionem melhores condições de vida para essa população, atendendo às suas necessidades, assim, estando preparado para esse envelhecimento populacional. Além disso, faz-se essencial que o mercado de trabalho abra novas oportunidades para que esse público, que se interessa, possa fazer parte da PEA como os indivíduos mais jovens.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018