Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Com o aumento da expectativa de vida e diminuição da natalidade, o Brasil passa por uma fase inédita em sua história: a proporção de idosos no país nunca foi tão grande, e continua crescendo. Acerca disso, é importante avaliar os efeitos dessa mudança e os desafios enfrentados por essa parcela da população no novo cenário brasileiro.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar que o país enfrenta uma crise previdenciária. A justificativa apontada pelo governo é a de que a porcentagem de aposentados em relação à PEA -População Economicamente Ativa- é cada vez maior, e consequentemente, mais difícil de ser sustentada, o que pode causar um déficit nesse serviço. Entretanto, sabe-se que o real motivo do problema é o desvio de verbas do setor feito de forma ilícita, o qual, aliado à falta de planejamento governamental, comprometem uma aposentadoria estável e tranquila para os cidadãos de terceira idade.
Ademais, outro ponto que deve ser destacado é a exclusão social e econômica do idoso. Nas civilizações antigas, o ancião ocupava uma posição de prestígio na sociedade por ser visto como um sábio, e por isso, era respeitado e valorizado por todos. Já no mundo contemporâneo, têm-se a errônea concepção de que o que é mais velho encontra-se obsoleto e ultrapassado. Nesse sentido, o idoso é considerado um fardo e é constantemente posto de lado no meio social, o que muitas vezes pode causar problemas emocionais, como solidão e depressão. Essa noção se reflete também no mercado de trabalho, onde funcionários antigos, mesmo que experientes, são demitidos e os que desejam trabalhar, não encontram quem os queira contratar.
Nota-se, portanto, que o envelhecimento da população brasileira enfrenta problemas estruturais, econômicos, sociais e culturais. Assim, pode-se dizer que a reforma previdenciária é válida, desde que não seja tão radical a ponto de sobrecarregar os trabalhadores. Todavia, é mais importante que haja um replanejamento financeiro a nível de governos estaduais, o que pode ser alcançado caso a população pressione –por meio de ações civis públicas– os poderes executivos e legislativos locais. Além disso, cabe às mídias e ONGs difundirem, com campanhas e propagandas, aspectos positivos da terceira idade, bem como incentivar a inclusão desses cidadãos na coletividade, ressaltando que cada idoso é uma fonte singular de experiências e sabedorias próprias e, por isso, devem ser devidamente valorizados e respeitados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018