Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 2 anos por Duda


Após a Segunda Guerra Mundial, em virtude dos avanços tecnológicos, o mundo vivenciou uma Revolução Médico-Sanitária. Tal episódio resultou no aumento da qualidade de vida, que, por conseguinte, proporcionou mais anos aos cidadãos. Essa ocorrência, atualmente, é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da população brasileira, o que confere novos desafios à nação, como a promoção da saúde e fomentação do respeito a esse grupo.
Nos últimos anos, o vertiginoso crescimento da camada idosa passou a exigir do governo políticas públicas direcionadas a esse setor. Isto se deve as suas peculiaridades que, na maioria dos casos, demandam maiores gastos em remédios e acompanhamento, devido a maior incidência de aparecimento de enfermidades características de idade avançada, como mal de Alzheimer e determinados problemas cardiovasculares. Tal quadro é agravado pelo baixo número de especialistas geriátricos no país, o que faz com que médicos de outras especialidades tenham de realizar o atendimento, o que pode resultar em diagnósticos poucos precisos e, portanto, com menor qualidade.
Além disso, outro grande percalço é o desrespeito que a sociedade confere a essa camada. No atual modelo capitalista, o idoso, que em décadas passadas era visto como símbolo de sabedoria, passa a ser estigmatizado como “inútil”, uma vez que, em geral, não produz lucros à nação. Esta ocorrência resulta em ofensas, agressões físicas e uso indevido de vagas e filas preferenciais, o que, além de em determinados casos configurar crime, pode ocasionar a redução da qualidade de vida e aumento dos quadros de depressão.
Portanto, tendo em vista os desafios decorrentes do envelhecimento da população nacional, fazem-se necessárias medidas que visem garantir o asseguramento de direitos a esse grupo. Para isso, o Ministério da Educação deve abrir maior número de vagas em residência médica para geriatria, de forma que vise a suprir as demandas desse mercado crescente. Ademais, o Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), deve criar centros de atendimento especializado nas principais cidades brasileiras, de forma que objetive torná-los referências locais para esse setor social. Em junção, a mídia em união a ONGs deve promover campanhas de conscientização e inserir essa problemática em novelas, de maneira que leve os cidadãos à reflexão acerca dessa causa, mostrando que cuidar do idoso é zelar pelo próprio futuro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018