Título da Redação: Reflexos do envelhecimento da população

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Lucas Marins


O envelhecimento da população é um fenômeno que está acontencendo em todo mundo. A queda da taxa de fecundidade, aliada ao aumento da expectativa de vida são os principais fatores que estão ocasionando essa mudança social.
A taxa de fecundidade está em queda desde a década de 70 provocando a redução dos números de jovens na sociedade e afetando indiretamente a economia do país. O envelhecimento fará com que as pessoas se aposentem, porém, a reposição diminuirá. Logo, o número de trabalhadores ativos sofrerá redução e o número de dependentes da previdência aumentará, causando sérios problemas financeiros para o estado.
Segundo o IBGE, em 2013, os idosos correspondiam a 7,4% da população. Em 2060 passará para 26,7%. Esse aumento afetará o modo de vida de toda sociedade, que terá de adaptar-se a essa parcela da população. Será necessário melhorias em diversos setores, principalmente na saúde. Por outro lado, o setor de serviços terá um novo mercado a ser explorado.
É preciso planejar enquanto a tempo. Tanto no lado econômico, quanto social. Os idosos possuem o direito ao bem-estar e as suas gratificações pelo tempo de trabalho. Cabe ao governo estimular o crescimento da taxa de fecundidade por um período, para que a reposição de mão de obra seja feita, evitando um caos financeiro .

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018