Título da Redação: Restrições às idades

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por sulivan silva


Com a evolução da tecnologia ,após a revolução industrial, proporcionando descobertas de curas para várias doenças, como é o caso da utilização de células- tronco, a população passou a viver mais. No entanto, foi durante a segunda guerra mundial, quando as mulheres passaram a trabalhar excessivamente buscando a igualdade do sexo, que a taxa de fecundidade diminuiu. Tornando o número de habitantes com mais de 60 anos maior que o de jovens com menos de 15. Esse crescimento inversamente proporcional de jovens em relação aos idosos enfrenta grandes desafios. Pois a grande produção e melhoramento da qualidade de vida vem dos jovens, que são, em maioria, a parte produtiva do trabalho.
Em 2000, as pessoas idosas representavam cerca de 10% da população e segundo dados do IBGE, até 2050, corresponderão a 21%. Esta mudança na composição da população merece atenção. Sendo os problemas diversos. Um deles é o sistema de previdência. De modo que nesse rítmo o número de aposentados será bem maior que o de contribuintes. E por consequencia haverá uma diminuição no valor do benefício dos aposentados.
É possível visualizar ainda o problema do grande descaso com tal faixa etária. Na falta de preparação do Brasileiro, em garantir profissionais de saúde. Podendo - se  Perceber isso na falta de médicos formados em geriatria. Pois de 156 faculdades de medicina brasileira, apenas 7 possuem tal curso.
             Desde o século XIX, a população com mais de 60 anos vem crescendo em 1950 fazia parte apenas 8% da população e hoje mais de 20%. Nesse quesito, torna -se importante que as mulheres saibam diferenciar o trabalho para garantir igualdade de género, do exagero para chegar a superioridade. Assim poderá-se estabilizar a taxa de fecundidade. Feito isso, a aposentadoria deixaria de ser um problema. Pois teria tantos jovens quantos idosos. Não saindo ninguém prejudicado. E por fim, é preciso ,também, que se aprimore mais processo de acesso à saúde. Ampliando cada vez mais a quantidade de universidades com cursos específicos, que lidam com idosos. Para que tantos benefícios não fiquem restritos apenas aos jovens.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018