Título da Redação: Sala de aula dos idosos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Amanda Signo


Respeitar os mais velhos, dar preferência a eles no assento em transportes coletivos. São exemplos de maneiras respeitosas de como tratar os idosos brasileiros, modos simples que se todos fizessem facilitariam a vida dos velhinhos. No entanto, pequenos atos são atitudes brandas para um país que deve valorizar seu idoso e ter todas as necessidades dele supridas. Como não desprezar o mais velho e utilizá-lo como peça importante na máquina chamada Brasil?
Primeiramente, é importante lembrar que o idoso assim como qualquer cidadão tem direitos e deveres, no entanto, nem sempre esses direitos são respeitados. Por tal fato, foi elaborada a lei 10741/03, cuja função é proteger e assegurar os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Mesmo que o idoso brasileiro tenha se aposentado, tal acontecimento não o torna inválido. Pelo contrario, com o tempo ocioso cabe a ele decidir como será feito o uso do mesmo. Por exemplo, certos senhores mais velhos necessitam de atividades para que não se sintam inúteis, podendo até debilitá-lo a saúde pela falta de ocupação.
Infelizmente, não são todos os idosos que gozam de boa saúde e uma boa condição financeira, e consequentemente, necessitam de ajuda governamental para beneficiá-lo com um possível tratamento. Porém, na maioria dos casos, o governo é despreparando para fornecer saúde de qualidade para toda população brasileira inclusive para os mais velhos, ocorrendo assim o precário atendimento das necessidades médicas desses indivíduos. Como por exemplo, a extensa fila na porta do Instituto Nacional de Cardiologia no Rio de Janeiro para marcação de consultas, onde essa fila era composta por sua maioria por pessoas de idade igual ou superior a 60 anos.
Portanto, o Brasil está se tornando um país idoso, segundo dados do IBGE, mas não está preparado para suprir as necessidades de sua população idosa, negligenciando-os. Cabe ao governo exercitar programas de saúde para os idosos, onde eles podem encontrar auxílio quando necessitarem de atendimento médico ou medicamentos, e para que não ocorra deterioração da saúde dos mesmos por falta de atividade procede a criação de projetos para 3° idade como inclusão em atividades esportivas, sociais e culturais, promovendo a movimentação dos jovens senhores. A família terá a função de incentivá-los a participar desses projetos esportivos, sociais e culturais, onde o apoio dos familiares será fundamental para participação deles. Lembrando, honrar, respeitar e ouvir o mais velho, significa o aprendizado para o futuro, pois já dizia William Shakespeare: “Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018