Título da Redação: ( SEM TÍTULO)

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luluzinha


A população idosa brasileira cresce. A relação de interdependência entre aumento da expectativa de vida com a consequente redução da participação dos cidadãos ativos no mercado de trabalho constitui notória problemática relacionada ao âmbito socioeconômico do Brasil, uma vez que, as arrecadações dos benefícios previdenciários são taxadas nos salários dos trabalhadores legalizados. Assim, assegurar o bem-estar dos indivíduos mais velhos e equilibrar as contas da seguridade social hoje é um desafio para o futuro do país.
Nesse sentido, o termo “ ambiente estimulante “, que avalia a segurança física, relacionamentos sociais, liberdades cívicas e acesso ao transporte da população mais velha, têm apresentado considerável piora no Brasil. Tal circunstância demonstra evidente negligencia por parte da sociedade para com os idosos. Diante disso, segundo pesquisas do PNAD (Programa Nacional por Amostra de Domicílios), relevante parcela dos indivíduos mais velhos não possui condições econômicas para atender suas necessidades básicas de alimentação, saúde e higiene, sendo muitas vezes, abandonados por seus familiares, comprometendo a integridade física e cívica dos idosos.
Além disso, no Brasil, a previdência social é um direito previsto na constituição ao trabalhador registrado. Entretanto, o país tem apresentado déficit previdenciário, o que significa obter um resultado negativo em relação às arrecadações e despesas com os benefícios. Tal fato é decorrente da redução do número de indivíduos que trabalham formalmente e o aumento da população idosa, comprometendo os gastos públicos do país e a seguridade social dos anciãos.
Em vista disso, é preciso que o Estado juntamente com o Ministério do Público trabalhe na melhoria das condições de vida da população idosa, por meio da ampliação das políticas públicas voltadas para o estatuto do idoso, com intuito de garantir a segurança e o conforto dos cidadãos mais velhos. Além de poderem disponibilizar agentes da saúde que realizem visitas periódicas a casa de idosos que se encontram em situação de abandono, com o objetivo de proporcionar assistência a estes. Ademais, é necessário que o governo aumente e incentive a demanda de empregos formais, assim contribuindo com as arrecadações estatais voltadas para a previdência social, evitando o déficit dos gastos públicos. A partir disso, é possível garantir o bem-estar dos anciãos. Logo, tais medidas devem ser fomentadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018