Título da Redação: sem título

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


As pirâmides etárias brasileiras sofrem, a cada ano que se passa, por progressivas modificações, na qual nota se no topo de tais – onde se localizam os idosos – um constante alagamento, e na base um significativo afunilamento, o que mostra um envelhecimento e aumento da expectativa de vida da população. Porém, em meio a esses idosos verifica se possíveis desequilíbrios financeiros e, na maioria das vezes, uma negligenciação tanto por parte do governo como da própria população para com tais, e com isso, algumas medidas precisam ser tomadas.
É inegável que tal afunilamento apresentado nas pirâmides é algo que marca uma das principais características dos países desenvolvidos, o que requer um aumento nos gastos do governo com previdência social, saúde e bem estar dos idosos, o que mostra assim, uma necessidade de mais pessoas na participação da economia ativa do país, mas com a inserção da mulher no trabalho e do avanço do capitalismo, tais pessoas só tendem a diminuírem. Atualmente, em alguns países em desenvolvimento, como o Brasil, a mesma situação tem se mostrado cada vez mais intensa, o que faz com que haja um aumento dos impostos sobre a população economicamente ativa para tentar equilibrar tal situação.
Alem disso, é preciso destacar, também, que mesmo com a existência na constituição de um estatuto voltado para defender e garantir seus direitos e deveres, os idosos ainda sofrem por demais com a ignorância de muitas pessoas que não sabem respeitar as suas preferências, não tem educação suficiente para ceder lugares em ônibus e filas, estacionam em locais destinados especialmente a tais sem se preocupar com a possibilidade de receber uma multa, pois afinal não há uma fiscalização por parte do governo nesses casos, além dos grandes números de asilos onde os anciões são abandonados em péssimas condições pela própria família. A verdade é que o Brasil não tem educação, estruturas e nem política de planejamento para com os idosos.
Pelos fatos exposto, vê se a necessidade de uma ação do governo aliado a ONGs, mídia e Mistério da Educação para se enfrentar tais desafios. Para tanto, é plausível que o governo junto as ONGs pressione e mostrem, por meio de palestras e congressos, a importância, facilidade e a vantagem de introduzir os idosos na participação da economia ativa, além de ser mais rigoroso com os descumprimentos do Estatuto do Idoso com aplicação de multas e penas de ate 5 anos de prisão, como também investir na educação de base adequada, com a adesão obrigatória de componentes curriculares que trabalhe as relações humanas, como sociologia e filosofia. Só assim poderá se falar de uma sociedade social e economicamente equilibrada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018