Título da Redação: sem título

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Muito se fala que o jovem é o futuro do país, mas, sabe-se que com o passar dos anos haverá um aumento significativo da quantidade de idosos no Brasil. E isso, faz com que haja a necessidade de um planejamento para que os direitos dos mais antigos sejam garantidos. Pois, apesar de haver certa valorização dos idosos, na maioria das vezes a própria sociedade negligencia e deixa de lado esse grupo social.
É notável a precariedade na área da saúde para a população em geral. No entanto, com essa parcela da população surge a necessidade de ampliar esse sistema e torná-lo mais acessivo, barato e de qualidade. Visto que, com a idade o indivíduo se torna mais vulnerável a adquirir sérias doenças.
Ademais, outro desafio surge à medida que esse setor social é frequentemente desrespeitado na sociedade contemporânea. Pois, embora o Estatuto do Idoso ampare esse grupo por meio de leis, muitas delas são transgredidas. É o caso do desrespeito contra o idoso que é considerado crime segundo tal Estatuto. Outros direitos como -a preferência nas filas e nos bancos de ônibus- são também transgredidos, visto que em uma sociedade altamente imediatista e individualista poucos são os que se preocupam com o bem estar do outro.
E um fator ainda mais grave é o abandono de idosos pelas famílias em clínicas psiquiátricas, dado que, na sociedade contemporânea há uma inversão de valores que faz com que muitas vezes os indivíduos desvalorizem seus parentes mais idosos. Ocasionando uma quebra do princípio da fraternidade presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Sendo assim, fica claro que é necessário proporcionar uma maior aceitação desse grupo na sociedade. O Estado deve promover campanhas e projetos visando conscientizar as massas sobre a importância de respeitar os direitos dessa camada social. As ongs devem pressionar a mídia para divulgar trabalhos que visem demonstrar o valor do idoso para a sociedade. Devem-se aprimorar as leis que visando uma punição mais rígida para o desrespeito aos mais antigos e fiscalizá-las. Além disso, é necessário um investimento em saúde e estruturas adequadas para que haja uma maior inserção social desse grupo. E a própria sociedade deve buscar se conscientizar, combater o desrespeito e perceber a importância cultural e social dos idosos no país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018