Título da Redação: Sem título

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Mariela Bonizio


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil terá, em 15 anos, a maior parte de sua população composta por pessoas com mais de 60 anos. Esse processo de transformação demográfica traz à sociedade novos desafios, que devem ser analisados e superados, visando oferecer uma vida digna àqueles que tanto fizeram pelo país.
O primeiro problema diz respeito à dificuldade de locomoção dos idosos nas cidades brasileiras. Mesmo com aprovação, em 2012, da Lei da Mobilidade Urbana, que prevê melhorias nos centros urbanos, como barras para subir e descer escadas, calçadas mais largas e com piso antiderrapante, é comum encontramos buracos, falta de calçadas, sinalização deficiente e transportes públicos inadequados nesses lugares. Sendo assim, essa camada da sociedade é colocada em risco, já que esses obstáculos aumentam a chance de acidentes, além de ter o direito de ir e vir prejudicado, impossibilitando sua integração social.
Outra questão preocupante é o sistema previdenciário brasileiro. Considerando que ele se mantém em equilíbrio desde que haja mais pessoas no mercado de trabalho do que beneficiados, é notável que o envelhecimento da população deixará a Previdência em situação de déficit. Nesse sentido, se faz necessária a adoção de mecanismos que alterem o cálculo da aposentadoria para que esse modelo se mantenha, visando a concessão de condições dignas para os aposentados.
Por fim, é importante ressaltar as dificuldades enfrentadas pelo sistema público de saúde. Apesar de mais de 35% dos brasileiros com mais de 50 anos apresentarem alguma incapacidade funcional, além dos que sofrem com hipertensão, diabetes e doenças cardíacas, o Brasil não possui uma política de cuidado para os idosos. Isso pode ser visto na demora no agendamento de consultas e exames em hospitais e na falta de profissionais geriátricos, o que compromete a qualidade de vida das pessoas dessa faixa etária.
Fica evidente, portanto, que o aumento no número de idosos resulta em obstáculos que devem ser superados pela gestão pública e pela sociedade. Dessa forma, é necessário que o governo faça valer a Lei da Mobilidade Urbana, efetuando as melhorias necessárias nas cidades, para que os mais velhos possam se deslocar com segurança. Além disso, é fundamental que se coloque em prática novos mecanismos previdenciários, como o que foi aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, no qual é estipulado um novo valor para a soma da idade com o tempo de contribuição do indivíduo, reduzindo os gastos com aposentadoria. Por fim, é preciso que o Estado invista na formação de profissionais qualificados, como cuidadores de idosos e geriatras, para que essa camada da população, tão sábia e experiente, seja tratada com respeito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018