Título da Redação: Serão os idosos capazes de promover o desenvolvimento do país?

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Giovana Barros


Nos últimos tempos, a sociedade se encontra em crise. Ter uma família muito grande, constituídas por um casal com dez filhos ou mais, como acontecia com muita frequência em épocas passadas já não é mais viável. Preços de mercadorias subindo, salários que raramente ganham um acréscimo, impostos exorbitantes, inflação alta, desvalorização da moeda brasileira, são alguns dos diversos fatores que levam a sociedade a decidir que ter mais de dois filhos é um projeto arriscado, afinal criar filhos em meio à uma crise econômica imódica é uma tarefa árdua e praticamente impossível.
Com a desmotivação da população brasileira atual em incluir mais crianças em suas famílias, há probabilidade de que em um prazo curto de tempo a sociedade brasileira seja composta na maior parte por idosos.
Com isso, o governo se sentiu obrigado a aumentar o tempo de contribuição do trabalhador e instituiu uma idade mínima para a requisição da aposentadoria, ou seja, aposentar-se aos 60 anos já não é mais possível. Porém, os idosos não apresentam uma força física relevante comparada aos jovens, também possuem dificuldade em acompanhar as mudanças tecnológicas. Então se questiona o futuro do país, se manter os idosos por mais tempo no mercado de trabalho vai promover no desenvolvimento do país ou não, e se a aceitação das empresas por esse tipo de mão de obra vai ocorrer. Será necessária evitar taxas de morbidade elevadas, deve-se haver a preocupação com a capacitação dos idosos para que melhor se adequem com a tecnologia atual, para que assim, a sociedade possa se adaptar ao novo cenário demográfico.
Pode-se concluir que a situação futura é resultada do estado econômico em que o Brasil se encontra, quando a crise for superada, é plausível que o país conquiste um equilíbrio. Assim, os idosos serão recompensados e terão melhores condições de vida, dando lugar a novos jovens trabalhadores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018