Título da Redação: sociedade antienvelhecimento

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Bruna


Velhice não é doença e os caros velhinhos sabem bem disso, são as pessoas ao seu redor que não compreendem o poder de viver que os idosos possuem. Não há como negar que a idade traz limitações como o cansaço excessivo, os ossos mais frágeis, a pele mais fina, além de complicações com a saúde como problemas respiratórios, problemas cardíacos dentre muitas outras doenças que fazem parte da vida de muitos idosos. Por conta disso, há um grande preconceito com as pessoas mais velhas, são julgadas incapazes de trabalhar, de serem independentes.
Em uma nação que foi necessária a criação de um estatuto do idoso, é visto que não há o devido cuidado com pessoas da terceira idade. Os bancos dos ônibus foram pintados de cores diferentes dos demais para que os idosos possam se sentar, se dependesse do senso social atual ficariam em pé. Filas preferencias são outras demonstrações da falta de bom senso dos brasileiros. O cansaço e a os anos de experiência dos mais velhos são ignorados, além de terem pessoas ignorantes ao ponto de dizer que se eles querem viver não precisam de privilégios e nem de ajuda, o que é absurdo. A sociedade necessita repensar a forma com que vê a velhice e a forma com que lida com ela, porque todos envelhecerão e exigirão respeito e valorização.
Ademais, é visto também que essas pessoas sofrem preconceito também no trabalho. Há empresas que demitem por idade, e independente da produção dessas pessoas no trabalho, elas são demitidas por serem consideradas velhas para o mercado. Muitos empresários sentem-se na obrigação de sempre possuir trabalhadores jovens que sejam atualizados e criativos como se a idade acabasse com essas qualidades, pelo contrario um funcionário mais velho, na maioria das vezes é bastante experiente e pode decidir o melhor caminho para a empresa. Além disso, isso pode comprometer a autoestima do idoso acarretando problemas psicológicos e que consequentemente interferirão na saúde frágil.
Com o intuito de tornar mais fácil o envelhecimento e a aceitação do mesmo é preciso que as pessoas sejam mais compreensíveis e tenham mais bom senso, e lembrem-se de que também envelhecerão e talvez, se não mudarem isso passarão pelos mesmos constrangimentos que são responsáveis hoje e então já será tarde para tentar mudar, pois já terão se tornado idosos sem vez.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018