Título da Redação: Sociedade dos cabelos brancos.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por PP


A expectativa de vida do brasileiro aumentou de maneira significativa nas últimas décadas. Ao contrário da Idade Média, em que a média de vida dificilmente ultrapassava os 30 anos. Hoje, devido aos avanços da Medicina e aos bons hábitos por parte da sociedade, segundo o IBGE a expectativa de vida do brasileiro está em 74,9 anos. O certo é que, o envelhecimento da sociedade brasileira representa uma série de desafios em todos os setores da sociedade.
Tal faixa etária, merece total assistência por parte do Governo. Mesmo com a distribuição gratuita de remédios através do SUS, ainda não é o suficiente para suprir as necessidades em relação a saúde,visto que, o sistema de saúde apresenta muitas falhas em relação ao agendamento de consultas, emergências, falta de médicos especializados no tratamentos dos idosos. A previdência social também merece ser discutida , devido a burocracia para alcançar os benefícios, alguém que tanto colaborou na População Econômica Ativa(PEA) do país merece ter uma velhice estável financeiramente.
A exclusão social do idoso pela sociedade é visivelmente percebido em nosso dia a dia. Aonde ser velho, tornou-se sinônimo de fraqueza, doença, inutilidade, sendo assim muitas vezes o idoso é abandonado e esquecido. O desrespeito ao idoso está entre as inúmeras injustiças.O descaso, desprezo e a violência refletem o que o brasileiro pensa sobre a população mais experiente. Dessa forma, fica evidente que o país não possui condições de fornecer aos membros da "terceira idade", uma velhice prazerosa.
Atitudes como essas, mostram que de fato, nem o Poder Público e nem a sociedade proporcionam uma maneira de viver adequada para o idoso. Para reparar tais falhas, é preciso que o Poder Público ofereça uma saúde de qualidade, fortalecendo os programas de distribuições de remédios e a construção de hospitais especializados para o tratamento dos idosos. É também necessário, que a previdência social seja mais ampla e menos burocrática na concessão de benefícios, Em relação a inclusão social, é imprescindível a criação de Políticas que desenvolvam práticas esportivas e de lazer. Vale ressaltar que é de extrema importância o reconhecimento da sociedade sobre o papel do idoso. Medidas como essas, sem dúvida, irão valorizar o que há de mais experiente na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018