Título da Redação: Sociedade e velhice

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Letra b


O livro A velhice, da escritora e filósofa Simone Beauvoir, faz uma séria reflexão a respeito da inferiorização social do idoso ao logo dos anos. Essa paulatina exclusão dessa faixa etária no meio civil reflete a infeliz situação de muitos brasileiros que sequer detém os direitos mais primordiais à sua sobrevivência. Nesse sentido, é coerente avaliar que o Brasil indubitavelmente carece de séria responsabilidade quando conflitua-se a questão econômica e o apoio aos cidadãos já não pertencentes a PEA(População Economicamente Ativa) do país.
Antes de tudo, é significativo inferir a respeito das reais dificuldades enfrentadas por um Estado ao ser composto por uma população com tendência progressiva para os índices de expectativa de vida, mas regressivos para os de natalidade. Exemplifique-se a necessidade em garantir uma justa retribuição econômica pelos anos de trabalho prestados a nação e a facilidades como saúde e lazer para seus civis inativos no mercado de trabalho. Tenha-se, ainda, projetos financiados pelo capital estatal para reintegrar os mais velhos na comunidade, como o incentivo ao tear e a tradição oral. Assim, presentifica-se uma retenção no desenvolvimento capitalista industrial em favor de uma causa mais digna, a humana.
Soma-se a essa delicada situação, a questão da desigual distribuição da renda destinada para a aposentadoria. Essa triste e imprudente usurpação do direito a previdência social de muitos idosos é, entre outros fatores, acentuada por desvios de verba. Afinal, os grandes escândalos de corrupções deflagrados no meio midiático causam um grande rombo para os cofres públicos e, proporcionalmente, uma busca do governo por formas evitar gastos. É, pois, um atentado cruel aos direitos dos cidadãos com mais de 60 anos que se constitui, para além de um ato repugnante, um retrocesso para o exercício da democracia do Brasil.
Relativamente a essa dura realidade, urge, por conseguinte, a atuação efetiva, por parte das contundentes autoridades instituídas, na distribuição hegemônica da renda para esses que proporcionaram um futuro a geração então presente. Convém, ainda, promover investigações mais cuidadosas a respeito daqueles que, apesar de representarem “o povo”, corrompem-se pela ganância e subtraem os direitos da classe idosa brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018